quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Alunos Realizam Viagem de Estudos a Locais Históricos de Trindade do Sul


Lª São Paulo - Local onde residiu o primeiro morador de Trindade do Sul, o Senhor João Trindade

Na tarde do dia 17 de novembro, a turma do 3º Ano do Ensino Fundamental, sob a coordenação da professora Marinez Pizzi Ferreira, realizou uma viagem de estudos aos locais históricos do município.
A viagem foi guiada pelo professor Hermes Vigne que, nas paradas feitas durante o trajeto, leu e explicou trechos do seu livro "Trindade do Sul da Serra do Lobo". A viagem também foi acompanhada pela professora de História Eli Fontana Frandoloso, que fez a sua contribuição falando sobre passagens históricas de Trindade do Sul.
Os alunos começaram sua visitação pela Linha Passo do Lobo, onde se originou o primeiro núcleo habitacional que deu origem ao município de Trindade do Sul.
Em seguida foram para a Linha São Paulo conhecer o local onde morou o senhor João Trindade, considerado o primeiro morador e fundador do município.
Depois, passaram pelo Bairro São José, local que, já em 1930, abrigava diversas pessoas vindas de vários lugares do Rio Grande do Sul, fugindo das revoluções da época.
Na sequência, visitaram o local próximo ao Silo da Cooperativa, onde exisitiu o primeiro estabelecimento comercial, chamado de "Bodega Velha".
Após, visitaram a Rua Louro, mais precisamente a propriedade do senhor Celso Rosa, para conhecer o local de plantio do primeiro pinheiro pelo senhor João Trindade.
Também visitaram os antigos Cemitério das Crianças (arredores da propriedade do senhor Antônio Bianchin) e Cemitério dos Adultos (arredores das propriedades dos senhores Miguel de Borba, Humberto Barea e outros moradores daquela região).
Finalizando a viagem, o grupo visitou a Prefeitura Municipal, destacando-se toda a quadra onde existiu a Lagoa. Na prefeitura os alunos e professores foram recebidos pelo Prefeito Municipal Valdomiro José Bosa, pela Secretária de Educação Anadir Tretto,  pela professora Irene da Rosa e pelo Secretário de Administração Ivo Chagas. Na oportunidade, os estudantes conheceram todas as dependências da Prefeitura e entregaram um pergaminho confeccionado por eles próprios, contendo desenhos, sugestões e reivindicações feitas ao Prefeito Municipal.
A Escola parabeniza a professora Marinez pela iniciativa e a professora Eli pelo apoio prestado.
Agradece de modo muito especial ao professor Hermes Vigne por ter se disponibilizado em realizar essa viagem de estudos junto aos nossos escolares, o que muito contribuiu para o aprendizado e para a valorização da nossa história.


Linha Passo do Lobo - Primeiro Núcleo Habitacional que deu Origem ao Município

Prefeitura Municipal - Gabinete do Prefeito

Um comentário: